Raio atinge manifestação de Nikolas Ferreira em Brasília
Um raio atingiu a manifestação organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em Brasília, resultando em várias pessoas sendo socorridas. O evento, que ocorreu neste domingo, reuniu cerca de 18 mil participantes, conforme estimativas do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP) e da ONG More in Common.
Detalhes da manifestação
A manifestação, chamada de “Caminhada pela Paz”, teve início em Paracatu (MG) e culminou na Praça do Cruzeiro em Brasília. Durante o evento, os manifestantes expressaram críticas ao presidente Lula e pediram seu impeachment, utilizando um carro de som para discursos.
Com uma margem de erro de 12%, a contagem do público variou entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes, com base em análises de fotos aéreas feitas por um software de inteligência artificial.
Incidente com o raio
Durante o evento, um raio atingiu a área, causando desmaios e levando 72 pessoas a serem atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Dentre elas, 32 foram encaminhadas a hospitais, com oito apresentando condições consideradas instáveis.
Metodologia de contagem de participantes
A contagem de manifestantes foi realizada por meio de fotos aéreas tiradas em dois horários distintos, utilizando um drone e um software que identifica e conta automaticamente as cabeças nas imagens. Esse método assegura uma contagem precisa, mesmo em áreas densas, segundo os analistas envolvidos.
Fonte por: Estadao
