Mercado aguarda leilão do canal de acesso ao Porto de Itajaí para 2026

Concessão condicionada à remoção do navio Pallas e à decisão do TCU sobre edital do remate, segundo Poder360.

28/11/2025 1:30

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Na imagem, o diretor superintendente administrativo da Portonave...

Leilão do Canal de Acesso ao Porto de Itajaí Previsto para 2026

Osmari de Castilho, diretor superintendente administrativo da Portonave, anunciou que o leilão para a concessão do canal de acesso ao Porto de Itajaí deve ocorrer no primeiro trimestre de 2026. A expectativa é que a remoção do casco do navio Pallas, que atualmente obstrui a navegação, seja uma das prioridades antes da concessão.

Castilho destacou a importância de discutir as melhores estratégias para a remoção do Pallas, que está submerso desde 1893 e representa um desafio para a navegação de grandes embarcações. A remoção é vista como essencial para adequar o porto às novas demandas de navegação.

Importância da Remoção do Navio Pallas

O Pallas, um navio cargueiro que naufragou na foz do Rio Itajaí-Açu, está submerso há mais de 130 anos. Sua presença tem dificultado a entrada de embarcações maiores, e a administração do Porto de Itajaí planeja sua remoção para permitir a expansão do canal, possibilitando a entrada de navios de até 400 metros.

O processo de remoção do Pallas requer estudos técnicos e arqueológicos, considerando a relevância histórica do navio. Essa ação é fundamental para aumentar a capacidade logística do porto, ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio subaquático.

Detalhes do Projeto de Leilão

O projeto para o leilão do canal de acesso foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em agosto de 2025. A proposta prevê que a empresa vencedora será responsável pela manutenção, dragagem e exploração do canal, seguindo um modelo semelhante ao de outros portos brasileiros.

Com a ampliação do canal, o Porto de Itajaí busca aumentar sua capacidade de movimentação de cargas e melhorar a eficiência logística, fortalecendo sua posição no mercado nacional e internacional. O leilão, que estava agendado para 22 de outubro de 2025, foi adiado devido à falta de decisão do TCU, e o investimento inicial para a modernização do canal é estimado em R$ 311 milhões.

Fonte por: Poder 360

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