Voluntariado para Mesários nas Eleições de 2026
Com as eleições de 2026 se aproximando, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensifica a busca por voluntários para atuar como mesários. Nas eleições municipais de 2024, foram convocados 1.890.826 mesários, conforme dados do cadastro eleitoral. A seguir, saiba como se inscrever e quais são as funções e direitos dos mesários.
Funções e Requisitos para Ser Mesário
Os mesários têm a responsabilidade de verificar os documentos dos eleitores, controlar o registro de votação e habilitar a urna eletrônica. Qualquer eleitor maior de 18 anos, que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral, pode se voluntariar. É importante destacar que o trabalho como mesário é voluntário e não é remunerado.
O TSE oferece um treinamento especial para todos os convocados, incluindo aqueles que já atuaram em eleições anteriores. A participação no treinamento é obrigatória para garantir que todos estejam preparados para as funções que desempenharão.
Como se Inscrever para Ser Mesário
Os interessados em se tornar mesários podem se inscrever através do aplicativo e-Título, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado ou diretamente nos cartórios eleitorais. As inscrições estão abertas desde o início do ano.
Após a inscrição, a ficha será analisada pelo cartório para verificar a disponibilidade de vagas na seção eleitoral do candidato ou em locais de votação próximos. Se houver vaga e não houver impedimentos, o voluntário poderá ser convocado.
Quem Não Pode Ser Mesário
Não podem exercer a função de mesário os candidatos e seus parentes até o segundo grau, mesmo por afinidade, além dos integrantes da direção de partidos políticos. Também estão excluídos menores de 18 anos, policiais, autoridades públicas, servidores da Justiça Eleitoral e funcionários que ocupam cargos de confiança no Poder Executivo.
Direitos e Benefícios dos Mesários
Segundo o TSE, os mesários têm direitos e benefícios relacionados ao trabalho nas eleições. Para cada dia de trabalho ou treinamento, o mesário tem direito a dois dias de folga em sua atividade profissional.
Além disso, o mesário recebe um certificado pelos serviços prestados, que pode ser utilizado como atividade complementar em cursos universitários. Aqueles que prestam concurso público também podem ser beneficiados, pois a lei garante o desempate a favor do mesário, caso essa condição esteja prevista no edital do concurso. Durante os dias de trabalho, o mesário também recebe auxílio para alimentação.
Fonte por: CNN Brasil
