São Paulo Enfrenta Chuvas Intensas em Meio a Ondas de Calor
No Estado de São Paulo, a população enfrenta um cenário de chuvas fortes enquanto o país lida com ondas de calor. Na noite de sábado (27 de dezembro de 2025), aproximadamente 70.000 residências na região metropolitana da capital ficaram sem energia elétrica, conforme informações da Enel. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou a cidade em estado de alerta.
Durante a tarde, mais de 160 mil casas perderam o fornecimento de energia, considerando todos os 24 municípios atendidos pela concessionária, incluindo a capital paulista.
Impactos das Chuvas e Alertas da Defesa Civil
As chuvas em São Paulo foram acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e até granizo, resultando em quedas de árvores em várias áreas da cidade. A Defesa Civil emitiu alertas via celular para informar a população sobre as condições climáticas adversas, especialmente nas regiões central e norte, além da zona oeste.
De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mais de 30 chamados foram feitos devido a quedas de árvores. Embora telhados de duas casas tenham desabado, não houve registro de vítimas.
Previsões Meteorológicas e Expectativas Futuras
As simulações mais recentes do CGE indicam que os últimos dias de dezembro serão marcados por chuvas intensas, especialmente entre os dias 29 e 31. Apesar do aumento nas precipitações, a previsão é de que o calor persista durante o final de semana, devido à presença de uma massa de ar quente e úmido sobre o Sudeste do Brasil, que tem contribuído para os recordes de temperatura nos últimos dias.
Até o momento, o banco de dados do CGE aponta que dezembro acumulou 149,7 mm de chuva, o que corresponde a cerca de 81,2% da média esperada de 184,2 mm para o mês.
Fonte por: Poder 360
