Moraes libera cirurgia de Bolsonaro, mas rejeita prisão domiciliar

Ex-presidente precisará de internação de cinco a sete dias, informa equipe médica.

19/12/2025 21:40

1 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma aparição de cerca de 20 m...

Ministro do STF Autoriza Cirurgia de Jair Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou na última sexta-feira (19) a realização de uma cirurgia no ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após a Polícia Federal (PF) concluir que o procedimento é necessário e deve ser realizado “o mais breve possível”.

Na decisão, Moraes afirmou: “Defiro a realização do ‘reparo cirúrgico em caráter eletivo’ apontado como necessário no Laudo da Polícia Federal, devendo a Defesa se manifestar sobre a programação e data pretendidas para a realização da cirurgia eletiva.” Após essa manifestação, os autos serão enviados à Procuradoria Geral da República (PGR) para parecer em 24 horas.

A equipe médica de Bolsonaro já informou que o ex-presidente precisará ser internado por um período de cinco a sete dias.

Negativa de Prisão Domiciliar

O ministro afirmou que Jair Bolsonaro não tem direito à prisão domiciliar, uma vez que foi condenado a uma pena privativa de liberdade em regime fechado por crimes graves contra o Estado Democrático de Direito, além de liderar uma organização criminosa infiltrada em altos escalões do governo.

Conclusão da Perícia Médica

A Polícia Federal concluiu que Jair Bolsonaro deve operar o mais breve possível devido a uma hérnia inguinal bilateral que requer reparo cirúrgico eletivo. A Junta Médica pericial ressaltou a necessidade de realizar o procedimento rapidamente, considerando a refratariedade aos tratamentos já instituídos.

Atualmente, Bolsonaro está detido há quase um mês em regime fechado, em uma cela especial nas dependências da Polícia Federal no Distrito Federal, após ser condenado a 27 anos de prisão.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.