Moraes preside audiência com Cláudio Castro sobre megaoperação hoje

Governador do Rio deve fornecer esclarecimentos sobre ação policial e possível descumprimento da ADPF das Favelas; ministro se reunirá com Eduardo Paes.

03/11/2025 5:45

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ministro Alexandre de Moraes se Reúne com Governador do Rio de Janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estará no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para uma audiência com o governador Cláudio Castro. O objetivo do encontro é obter esclarecimentos sobre a recente megaoperação policial que resultou na morte de pelo menos 121 pessoas nos complexos da Penha e do Alemão na última semana.

Além do governador, participarão da audiência o secretário de Segurança Pública do Estado, o comandante da Polícia Militar, o delegado-geral da Polícia Civil e o diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica do Rio de Janeiro. A reunião está agendada para as 11h, no Centro Integrado de Comando e Controle. Às 18h, Moraes se encontrará com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Exigências de Informações ao Governador

Moraes assumiu temporariamente a ADPF das Favelas após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Ele exigiu que o governador apresente explicações sobre o cumprimento das determinações judiciais do STF em ações policiais.

Entre as informações solicitadas estão: um relatório detalhado da operação, incluindo o grau de força empregado e a justificativa para sua realização; o número de agentes envolvidos e os armamentos utilizados; além do número oficial de mortos, feridos e detidos. O governador também deve informar sobre as medidas adotadas para responsabilização em casos de abusos e violações de direitos.

Agenda do Ministro no Rio de Janeiro

  • 11h: Encontro com o governador Cláudio Castro, secretário de Segurança Pública, comandante da Polícia Militar, delegado-geral da Polícia Civil e diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica;
  • 13h30: Reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;
  • 15h: Encontro com o procurador-geral de Justiça do estado;
  • 16h30: Reunião com o defensor público geral do estado;
  • 18h: Encontro com o prefeito Eduardo Paes.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.