Início da Temporada Eleitoral de 2026
A temporada de eleições presidenciais e legislativas de 2026 começou no dia 11 de dezembro, com as eleições legislativas no Benin, na África. O ciclo eleitoral se estenderá até 22 de dezembro, quando o Sudão do Sul também realizará suas votações. Ao longo do ano, mais de 1,5 bilhão de pessoas em cerca de 60 países irão às urnas para garantir direitos básicos e promover a ordem e o progresso.
Entre os países que participarão das eleições estão Bangladesh, Brasil, Estados Unidos, Índia, Rússia, Etiópia e República Democrática do Congo. Algumas nações, como Brasil, Suécia e Israel, realizarão eleições gerais, enquanto outras, como Estados Unidos e Austrália, terão eleições exclusivamente legislativas.
Eleição nas Américas
Na América Latina, cinco países irão eleger presidentes e legisladores: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Peru e Haiti. As eleições na Costa Rica serão as primeiras do continente, marcadas para 1º de fevereiro, onde os eleitores escolherão o novo presidente, dois vice-presidentes e os 57 membros da Assembleia Legislativa.
No Brasil, as eleições gerais estão agendadas para 4 de outubro, onde mais de 150 milhões de eleitores escolherão o presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno ocorrerá em 25 de outubro. Nos Estados Unidos, as eleições legislativas de meio de mandato estão previstas para 3 de novembro, com a renovação da Câmara dos Representantes e parte do Senado.
Calendário Eleitoral na Europa
As eleições na Europa começaram em 18 de janeiro com as eleições presidenciais em Portugal. Ao longo do ano, outros países europeus, como Armênia, Bulgária, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Hungria, Letônia, Rússia e Suécia, também realizarão suas eleições.
Processo Eleitoral na África
Vários países africanos, incluindo Uganda, República do Congo, Líbia, Cabo Verde, Camarões, Etiópia, Argélia, Zâmbia, São Tomé e Príncipe, Marrocos, Gâmbia e Sudão do Sul, terão eleições em 2026.
Eleições na Ásia
No continente asiático, as eleições ocorrerão na Índia, Tailândia, Bangladesh, Nepal e Vietnã, além de países do Oriente Médio como Líbano, Israel, Bahrein e Iraque.
Calendário Eleitoral na Oceania
Na Oceania, países como Austrália, Fiji, Nova Zelândia e territórios insulares como Nova Caledônia, Niue e Ilhas Cook também estão incluídos no calendário eleitoral de 2026.
Datas Importantes das Eleições de 2026
Confira algumas datas de eleições programadas para 2026 ao redor do mundo:
Janeiro
- 15: Uganda (presidencial e legislativa)
- 18: Portugal (presidencial)
Fevereiro
- 1º: Costa Rica (presidencial e legislativa)
- 12: Bangladesh (legislativo e primeiro-ministro)
Março
- 8: Colômbia (legislativo)
- 15: Vietnã (legislativo)
- 21: Austrália (legislativo)
- 22: Eslovênia (legislativo) e República do Congo (presidencial)
Abril
- 12: Peru (presidencial e legislativa) e Hungria (legislativa e primeiro-ministro)
Maio
- 7: Escócia (legislativa e primeiro-ministro)
- 31: Colômbia (presidencial)
Junho
- 1º: Etiópia (eleições gerais)
Agosto
- 13: Zâmbia (presidencial e legislativa)
- 30: Haiti (presidencial e legislativa) e Estônia (eleições gerais)
Setembro
- 13: Suécia (legislativa e primeiro-ministro)
Outubro
- 3: Letônia (legislativa)
- 4: Brasil (eleições gerais)
- 27: Israel (legislativa e primeiro-ministro)
Novembro
- 3: Estados Unidos (legislativa)
Dezembro
- 19: Nova Zelândia (legislativo e primeiro-ministro)
- 22: Sudão do Sul (eleições gerais)
Além disso, alguns países, como África do Sul, Argélia, Dinamarca, Índia, Iraque, Nicarágua e Rússia, ainda definirão as datas de suas eleições, com previsão para 2026.
Fonte por: Jovem Pan
