Navio de guerra da Rússia desembarca no Irã durante tensão com os EUA
Forças russas e iranianas realizarão exercícios navais conjuntos no Mar de Omã e no norte do Oceano Índico.
Corveta Russa Chega ao Irã e Exercícios Navais Estão Programados
A corveta russa “Stoikiy” chegou ao porto de Bandar Abbas, no Irã, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira (17). A chegada da embarcação foi acompanhada por uma cerimônia de boas-vindas, que foi registrada em vídeo pelo ministério.
De acordo com o comunicado oficial, as forças navais da Rússia e do Irã estão coordenando ações para garantir a segurança da navegação civil na região. Essa colaboração é parte de um esforço maior entre os dois países.
Exercícios Navais no Mar de Omã
Irã e Rússia planejam realizar exercícios navais no Mar de Omã e no norte do Oceano Índico nesta quinta-feira (18), segundo informações da agência de notícias semioficial iraniana Fars. Essa atividade ocorre logo após a Guarda Revolucionária do Irã ter realizado exercícios militares no Estreito de Ormuz.
Tensão entre Irã e Estados Unidos
A tensão entre o Irã e os Estados Unidos aumentou recentemente, com o presidente americano, Donald Trump, ameaçando um ataque militar caso o Irã não negocie um novo acordo nuclear que seja considerado justo. Trump também anunciou o envio de uma “grande frota” para a região, incluindo o porta-aviões Abraham Lincoln e caças F-35.
As autoridades iranianas, por sua vez, rejeitam a ideia de negociar sob ameaças. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que as conversas só poderão ocorrer em condições que não envolvam ameaças. Ele também destacou que as Forças Armadas do Irã estão preparadas para responder a qualquer agressão.
Contexto da Escalada de Tensão
A escalada da tensão entre o Irã e os EUA começou com a repressão a protestos antigovernamentais no início de janeiro, quando a população iraniana se manifestou contra a inflação e o regime. Trump alertou que qualquer repressão violenta às manifestações resultaria em uma resposta militar dos EUA.
Durante esses protestos, um bloqueio de internet foi imposto, e mais de 5 mil manifestantes foram mortos, segundo grupos de direitos humanos. Ali Shamkhani, conselheiro do líder supremo do Irã, declarou que qualquer ataque dos EUA seria considerado o “início de uma guerra”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.