Neoenergia apresenta primeiro posto de hidrogênio verde do Brasil e parceria com a Honda

Terminal em Taguatinga (DF) teve investimento de aproximadamente R$ 30 milhões e é sustentado por usina fotovoltaica própria.

27/11/2025 14:00

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(Imagem de reprodução da internet).

Inauguração do Primeiro Terminal de Hidrogênio Verde no Brasil

A Neoenergia está prestes a inaugurar, no dia 16 de dezembro, o primeiro terminal de hidrogênio verde do Brasil. Localizado na base operacional de Taguatinga, no Distrito Federal, o terminal teve um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões e é alimentado por uma usina fotovoltaica própria. O terminal opera em duas pressões, permitindo abastecer um ônibus com autonomia de cerca de 400 km ou até oito carros de passeio em sequência.

Parceria com a Honda e Testes de Viabilidade

O projeto conta com a parceria inicial da Honda, que utilizará o modelo CR-V e:FCEV, um híbrido plug-in movido a célula de combustível, para um período de testes de seis meses. O reabastecimento desse veículo leva apenas três minutos, o que demonstra a eficiência do sistema. Segundo Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, o projeto foi financiado por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Aneel.

Experiência Internacional e Futuro do Hidrogênio Verde

Capelastegui destaca que a experiência internacional mostra que o hidrogênio verde está evoluindo de projetos-piloto para aplicações industriais e comerciais em larga escala. No Brasil, esse avanço é facilitado por uma matriz elétrica renovável e um ambiente regulatório em desenvolvimento, embora ainda exija aprendizado contínuo e inovação tecnológica.

Perspectivas e Aplicações Futuras

A estação de Taguatinga permitirá que a Neoenergia e seus parceiros adquiram conhecimento prático sobre a infraestrutura de hidrogênio verde no Brasil. Arata Ichinose, CEO da Honda Automóveis do Brasil, considera essa colaboração um passo significativo para explorar o potencial do hidrogênio como vetor energético, alinhando-se ao compromisso global da Honda de zerar emissões até 2050.

Além da mobilidade urbana, as empresas planejam investigar aplicações industriais e oportunidades para a produção local de hidrogênio verde, ampliando assim as possibilidades de uso desse combustível sustentável no país.

Fonte por: Estadao

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