Nobel de Física 2025 é concedido a três pesquisadores
Na terça-feira, 7 de outubro de 2025, o Nobel de Física foi atribuído ao britânico John Clarke, ao francês Michel Devoret e ao norte-americano John Martinis. A premiação reconhece suas contribuições significativas nas pesquisas sobre efeitos quânticos em circuitos elétricos.
De acordo com a Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, na Suécia, os laureados foram premiados pela descoberta do tunelamento quântico mecânico macroscópico e pela quantização de energia em circuitos elétricos.
Contribuições acadêmicas dos laureados
Os três físicos premiados estão associados a instituições de ensino superior nos Estados Unidos. John Clarke é professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Já Michel Devoret e John Martinis estão vinculados à Universidade da Califórnia, em Santa Barbara. Além disso, Devoret também mantém uma ligação com a Universidade de Yale.
Importância das pesquisas quânticas
As pesquisas realizadas por Clarke, Devoret e Martinis têm um impacto significativo no desenvolvimento da tecnologia quântica, que promete revolucionar áreas como computação e comunicação. O reconhecimento através do Nobel destaca a relevância dessas descobertas para o avanço da ciência e da tecnologia.
Fonte por: Poder 360