Nova chuva aumenta em três vezes imóveis sem luz em SP
Número de imóveis sem energia em São Paulo aumenta novamente após chuvas, segundo informações do Poder360.
Crescimento de Imóveis Sem Energia em São Paulo
Após o início de novas chuvas na tarde de terça-feira (16 de dezembro de 2025), o número de imóveis sem energia elétrica na cidade de São Paulo e na região metropolitana aumentou significativamente. Antes da precipitação, cerca de 20.000 unidades estavam sem luz, mas esse total subiu para 78.831, com 50.498 na capital paulista, às 17h39.
Alerta da Defesa Civil e Impactos das Chuvas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes, acompanhadas de raios e possibilidade de granizo, na Grande São Paulo. O alerta foi emitido devido ao risco de alagamentos e quedas de árvores, que podem agravar a situação já crítica do fornecimento de energia.
Histórico de Interrupções de Energia
O aumento no número de imóveis sem energia ocorre após uma redução gradual nas interrupções, que se seguiu a um vendaval causado por um ciclone extratropical que atingiu a região na quarta-feira (10 de dezembro). Naquele dia, aproximadamente 2 milhões de pessoas ficaram sem luz na metrópole.
Na noite de segunda-feira (15 de dezembro), às 20h06, a cidade registrava 44.591 imóveis sem fornecimento de energia. Na manhã de terça-feira, esse número caiu para 30.582, com a capital sendo a mais afetada, seguida por Cotia e Osasco.
Reunião de Autoridades e Medidas a Serem Tomadas
Na terça-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o governador Tarcísio de Freitas e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniram para discutir a situação e decidiram tentar interromper o contrato de concessão da Enel, a empresa responsável pelo fornecimento de energia na região.
No domingo (14 de dezembro), a Enel havia prometido restabelecer o fornecimento até o fim do dia, mas não cumpriu. O Tribunal de Justiça de São Paulo já havia determinado que o serviço fosse retomado em até 12 horas, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora de descumprimento.
Responsabilidade da Enel e Multas Aplicadas
A Enel justificou as dificuldades enfrentadas pelo serviço devido aos ventos intensos do ciclone e informou que mobilizou cerca de 1.800 equipes para restabelecer o fornecimento. Desde o início da ocorrência, mais de 3,1 milhões de clientes tiveram o serviço reestabelecido.
Além disso, o Procon-SP aplicou uma multa de R$ 14,3 milhões à Enel Distribuição São Paulo por falhas na prestação do serviço de energia elétrica na capital.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
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