Após o vice-secretário do Departamento de Estado norte-americano, Christopher Landau, proferir mais uma crítica contundente a Alexandre de Moraes, o PT lançou um novo vídeo com imagens geradas por inteligência artificial para celebrar a soberania.
Os personagens da peça, exibidos nas plataformas do Partido dos Trabalhadores, declaram que “no Brasil não se diz ‘sim, senhor’”, no Brasil se diz ‘sapo de fora não chia’”. Há variações da famosa thread “que usa a estrutura ‘no Brasil não se diz’”. O vídeo também apresenta frases como “é cada um no seu quadrado” e “não se meta onde não foi chamado”.
A ação do governo do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), teve início no contexto da imposição de tarifas de importação a outros países do mundo. Ao justificar as sobretaxas de 50% para o Brasil em 9 de julho, Trump afirmou que a decisão era motivada por uma “caça às bruxas” contra seu aliado Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente acusado de tentar dar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022 para Lula.
O presidente brasileiro acolheu então o discurso da soberania. Ainda no sábado (9.ago), em reação às declarações do vice-secretário do Departamento de Estado norte-americano —reiteradas pela Embaixada dos EUA no Brasil—, o governo Lula enviou uma nota ao Poder360 na qual afirmou que as manifestações eram um “novo ataque frontal à soberania brasileira”. Em tom duro, declarou “rejeição” às “reiteradas ingerências” da Casa Branca sobre o Brasil.
Veja o mais recente vídeo do PT:
Aqui não se diz “sim senhor”. AQUI É O BRASIL, país soberano, ninguém se mete, é cada um no seu quadrado! #BrasilSoberano
@ptbrasil 9 de agosto de 2025
Fonte por: Poder 360