Incêndio em Complexo Residencial em Hong Kong Deixa 83 Mortos
Um incêndio devastador no complexo residencial Wang Fuk Court, em Hong Kong, resultou na morte de pelo menos 83 pessoas, incluindo um bombeiro. O incidente ocorreu na quarta-feira, 26 de novembro de 2025, e deixou outras 76 pessoas feridas, sendo 11 delas membros da equipe de combate a incêndios.
As chamas foram controladas em todos os blocos, mas três edifícios de 31 andares ainda apresentam focos de incêndio nos andares superiores. As operações de resgate continuam em andamento.
Prisão de Diretores e Investigação do Incêndio
Nesta quinta-feira, 27 de novembro, a polícia de Hong Kong prendeu dois diretores e um consultor de engenharia de uma empresa de construção, investigando-os por homicídio culposo em relação ao incêndio. As autoridades suspeitam que o uso de materiais perigosos durante uma reforma possa ter contribuído para a tragédia.
Investigações iniciais indicam que a rápida propagação do fogo foi facilitada pelo uso de isopor altamente inflamável, que revestia as janelas dos elevadores. Além disso, foi constatado que os materiais utilizados na parte externa dos edifícios não atendiam aos padrões de segurança contra incêndios. A causa exata do incêndio ainda está sendo investigada.
Reações e Solidariedade Internacional
O Itamaraty expressou pesar pelo incêndio e manifestou solidariedade ao governo e ao povo da China. Até o momento, não há registros de brasileiros entre as vítimas. O presidente chinês, Xi Jinping, pediu um “esforço total” para controlar o incêndio e minimizar as perdas.
O Papa Leão 14 também lamentou a tragédia, afirmando que está rezando por todos os afetados. As autoridades locais estão realizando inspeções em conjuntos habitacionais públicos que estão passando por reformas.
Localização do Complexo Wang Fuk Court
O Wang Fuk Court está situado no distrito de Tai Po, no norte de Hong Kong, e abriga mais de 4.600 pessoas em 2.000 apartamentos distribuídos em oito blocos. Tai Po é uma área suburbana com aproximadamente 300 mil habitantes, localizada próxima à fronteira com a China continental.
As imagens do incêndio têm circulado nas redes sociais, mostrando a gravidade da situação e a luta das equipes de resgate para controlar as chamas.
Fonte por: Poder 360
