O Grande Debate: Conselho de Paz de Trump desafia a ONU?

Logotipo do Conselho remete ao da Organização das Nações Unidas

24/01/2026 0:20

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Debate sobre o Conselho de Paz de Trump

Na última sexta-feira (23), o advogado Alessandro Soares e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos debateram no programa O Grande Debate se o Conselho de Paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representa uma afronta à ONU (Organização das Nações Unidas).

Logotipo do Conselho de Paz

O emblema do Conselho de Paz apresenta um escudo com um globo terrestre centralizado, cercado por dois ramos de oliveira. Embora lembre o logotipo da ONU, a diferença é que a marca da ONU abrange o mundo inteiro, enquanto a de Trump foca na América do Norte.

Posições dos debatedores

Alessandro Soares considera que o Conselho de Paz é uma afronta à ONU, afirmando que as ações do governo Trump são desafiadoras para a ordem mundial. Ele destaca que essa iniciativa reflete um retorno a uma lógica mercantilista nas relações internacionais, onde a força prevalece.

Por outro lado, Ana Amélia argumenta que Trump está preenchendo um vazio deixado pela ONU, citando a ineficácia da organização em crises como a invasão da Rússia à Ucrânia. Ela acredita que a proposta de Trump visa reafirmar o poder militar dos Estados Unidos e alterar a dinâmica geopolítica global.

Considerações Finais

O debate entre Alessandro Soares e Ana Amélia Lemos evidencia as diferentes perspectivas sobre o papel da ONU e a iniciativa de Trump. Enquanto um vê a proposta como uma afronta, o outro a considera uma resposta ao enfraquecimento da organização internacional.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.