ONGs processam TV Globo por documentário polêmico sobre rodeios

Instituições afirmam que “Vida de Rodeio” retratou de forma parcial competições, omitindo a violência contra animais. Confira no Poder360.

1 min de leitura
logotipo da TV Globo

logotipo da TV Globo

ONGs Processam TV Globo por Documentário sobre Rodeios

As organizações não governamentais Canto da Terra e Instituto Thais Viotto ajuizaram uma ação judicial contra a TV Globo. O motivo é o documentário “Vida de Rodeio”, lançado em outubro de 2025 e disponível na plataforma Globoplay.

Críticas ao Documentário

Thaís Viotto, representante do instituto que leva seu nome, destacou que a emissora não mencionou as diversas condenações judiciais de organizadores de rodeios, incluindo prefeituras, por descumprimento de leis e maus-tratos a animais. Segundo ela, essas omissões comprometem a integridade da informação apresentada no documentário.

Visão Parcial das Competições

As ONGs argumentam que o documentário retratou uma visão distorcida das competições de rodeio, sem abordar as violências enfrentadas pelos animais durante os eventos. Essa perspectiva, segundo as organizações, é prejudicial e não representa a realidade das práticas envolvidas.

Demandas das ONGs

As entidades estão solicitando uma retratação pública da TV Globo, além do pagamento de uma multa por danos morais coletivos. O processo está sob a responsabilidade da juíza Elaine Faria Evaristo, da 20ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo.

O Poder360 tentou contato com a TV Globo para obter uma posição sobre o caso, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria. O texto será atualizado caso a emissora se manifeste.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile