ONU sinaliza aumento da ameaça do Estado Islâmico globalmente

Nações Unidas alertam sobre a ampliação da atuação global do grupo terrorista, com expansão na África e ataques no Oriente Médio.

1 min de leitura
Estado Islâmico

Estado Islâmico

Aumento da Ameaça do Estado Islâmico Segundo a ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a ameaça global representada pelo grupo Estado Islâmico (EI) aumentou desde meados de 2025, tornando-se mais complexa à medida que o movimento extremista se adapta para sobreviver. O EI e seus grupos associados estão se expandindo na África Ocidental e na região do Sahel, enquanto continuam a realizar ataques no Iraque e na Síria, conforme declarado por Alexandre Zouev, funcionário do Escritório das Nações Unidas para o Combate ao Terrorismo.

Atividades do Estado Islâmico e suas Implicações

No Afeganistão, o grupo Estado Islâmico-Khorasan é considerado uma das ameaças mais graves da região. Recentemente, o EI reivindicou a autoria de um ataque no principal aeroporto do Níger, evidenciando o aumento de sua força no Sahel. Além disso, o grupo também assumiu a responsabilidade por um ataque em um restaurante chinês em Cabul, que resultou na morte de sete pessoas.

A saída das forças curdas de áreas onde administravam prisões com jihadistas e campos para suas famílias gerou instabilidade na Síria, contribuindo para o crescimento das atividades do EI.

Uso de Tecnologia pelo Estado Islâmico

Natalia Gherman, coordenadora da Direção Executiva do Comitê contra o Terrorismo, destacou como o Estado Islâmico está modernizando suas operações. O grupo e outros grupos terroristas estão ampliando o uso de ativos virtuais, como criptomoedas, além de ferramentas cibernéticas, drones e aplicativos avançados de inteligência artificial.

A inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada para radicalizar e recrutar indivíduos, com um foco especial em jovens e crianças, o que representa um desafio significativo para a segurança global.

Considerações Finais

A crescente complexidade e adaptabilidade do Estado Islâmico e de seus associados exigem uma resposta global coordenada. A utilização de novas tecnologias para fins terroristas representa um novo desafio que deve ser enfrentado com urgência pelas nações ao redor do mundo.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile