Operação da PF Combate Tráfico de Drogas Aéreo
A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quinta-feira (23), uma operação voltada para desmantelar um esquema milionário de tráfico de drogas que utiliza aviões para o transporte. A ação abrange quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, além de oito mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária. As cidades-alvo incluem Araçatuba, Birigui, Vera Cruz, Catanduva e Garça (SP); Curitiba, Londrina e Toledo (PR); Aral Moreira e Campo Grande (MS); e Colíder (MT).
Investigações e Descobertas
As investigações começaram há cerca de um ano, após a identificação de um piloto da região de Araçatuba, que seria um dos responsáveis pelo transporte de drogas em aeronaves para uma organização criminosa interestadual. As aeronaves eram preparadas em oficinas e hangares na cidade de Birigui (SP), de onde partiam carregadas de cocaína.
O grupo criminoso possui uma estrutura complexa, dividida em núcleos de logística aérea e terrestre, gerenciamento financeiro e assessoria para ocultação de bens. Em uma das operações, os investigados transportaram quase uma tonelada de cocaína em aeronaves agrícolas no interior do Paraná.
Movimentações Financeiras e Colaboração
A PF também identificou movimentações financeiras superiores a R$ 160 milhões em contas de pessoas físicas e empresas ligadas ao esquema, utilizadas para disfarçar a origem dos recursos ilícitos. Os envolvidos mantinham um alto padrão de vida, com a aquisição de imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos e aeronaves.
A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado de São Paulo e medidas cautelares decretadas pela Justiça Estadual de Birigui/SP. Todo o material apreendido, incluindo documentos e equipamentos eletrônicos, será analisado pela PF de Araçatuba/SP.
Fonte por: CNN Brasil
