Paquistão registra quase 400 mortos em enchentes causadas pela monção
A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres comunicou que, a partir de 26 de junho, 706 cidadãos do Paquistão faleceram; as tempestades são previstas p…

Pelo menos 393 pessoas faleceram no Paquistão desde quinta-feira passada (14) em decorrência de fortes chuvas da monção, conforme anunciado pelas autoridades na terça-feira (19). A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA) informou que 356 dessas mortes ocorreram na província montanhosa de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste, próxima ao Afeganistão. A agência detalhou que, no total, 706 paquistaneses perderam a vida desde 26 de junho, em razão das monções, cuja temporada se estende até meados de setembro. As operações de busca e resgate seguem em curso para tentar localizar os corpos soterrados pela lama e escombros.
Gul Hazir, morador da vila de Bar Dalori, relatou à AFP que a água da chuva chegou de dois lados e envolveu a vila. “Foi como em filmes apocalípticos, ainda não acredito no que vi”, afirmou ele. “Nem sequer foi a água que nos atingiu primeiro, mas sim rochas e pedras, que caíram massivamente sobre nossas casas”, acrescentou.
Os moradores da região, sem energia elétrica, buscaram seus familiares nas últimas horas com diversos objetos: panos, martelos, telefones celulares… Alguns, como Saqib Ghani, chegaram a procurar com as próprias mãos. O corpo do pai foi encontrado, porém ele continua procurando outros membros da família, soterrados pela lama causada pela chuva.
Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert
Fonte por: Jovem Pan