Petro afirma que “clã de pedófilos” deseja destruir a democracia na Colômbia
Presidente liga Trump a Epstein e afirma que não ficará em silêncio diante de ataques a “pescadores” nos EUA.
Gustavo Petro Acusa Clã de Pedófilos de Ameaçar a Democracia na Colômbia
No último domingo, 9 de novembro de 2025, o presidente colombiano Gustavo Petro, do movimento Colômbia Humana, fez declarações contundentes ao afirmar que “um clã de pedófilos quer acabar com a democracia na Colômbia”. Durante um evento em Santa Marta, ele associou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao empresário Jeffrey Epstein, condenado por tráfico sexual infantil.
Petro criticou a influência de Epstein, afirmando que “a lista de amigos de Epstein, que não querem que essa lista venha à tona, promove xenofobia, racismo e ideias de uma falsa raça”. Ele também denunciou ações militares dos EUA, alegando que “enviam navios de guerra para matar pescadores”.
Críticas às Operações Militares dos EUA
Desde agosto, o governo Trump tem realizado uma série de ataques a barcos no Caribe e no Pacífico, alegando combater o narcotráfico. Até o momento, 18 embarcações, de bandeiras venezuelanas e colombianas, foram destruídas, resultando em várias mortes. Um órgão independente da ONU classificou essas ações como “execuções extrajudiciais”.
Em resposta, Petro criticou as operações militares norte-americanas, afirmando que “vamos nos levantar aos milhões porque a profecia é verdadeira: se a águia dourada atacar o condor, a onça-pintada americana acorda”. Ele alertou que os EUA estão motivados por “ganância e violência”, temendo que a Colômbia se torne um cenário de guerra semelhante à Síria ou à Líbia.
Conflito de Ações e Acusações
Recentemente, Trump acusou Petro de ser um “traficante de drogas” e de “incentivar fortemente a produção em massa” de entorpecentes no país. Essa troca de acusações entre os líderes evidencia a crescente tensão nas relações entre a Colômbia e os Estados Unidos, com implicações significativas para a política e a segurança na região.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.