Petrobras aumenta exportações de petróleo para a Índia, afirma diretor

Foco em refinarias estatais; afirmação do diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados da companhia.

17/10/2025 18:00

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Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro
Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro

Petrobras Expande Suprimento de Petróleo para a Índia

A Petrobras está aumentando sua presença como fornecedora de petróleo para a Índia, com foco nas refinarias estatais. Essa estratégia surge em um contexto de produção crescente e esforços contínuos para desenvolver mercados e agregar valor aos seus produtos, conforme declarado pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser.

Contrato com Hindustan Petroleum Corporation

Recentemente, a Petrobras firmou seu primeiro contrato a termo com a Hindustan Petroleum Corporation (HPCL), prevendo a entrega de até 6 milhões de barris ao longo de um ano. Este acordo foi anunciado pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, durante uma missão oficial em Nova Délhi.

Schlosser destacou que este contrato completa o portfólio de acordos com os três principais refinadores estatais indianos, já que a Petrobras havia firmado anteriormente contratos com a Bharat Petroleum Corporation (BPCL) e a Indian Oil Corporation (IOC).

Importância do Mercado Indiano

O diretor enfatizou que a Índia é um dos principais motores da economia global, com um mercado relevante para o comércio internacional de petróleo, devido ao seu crescimento econômico e populacional. A capacidade de refino do país ultrapassa 5 milhões de barris por dia, enquanto a produção local atende apenas cerca de 10% de suas necessidades.

A Petrobras tem uma longa história de atuação na Índia, inicialmente focando em refinadores privados, como a Reliance, mas recentemente direcionando seus esforços para as refinarias estatais, que se alinham melhor ao perfil de suas exportações.

Resultados da Produção e Exportação

O aumento da participação da Petrobras no mercado indiano é resultado de esforços contínuos de desenvolvimento de mercados realizados por seus escritórios comerciais em Cingapura, Roterdã e Houston, sob a coordenação do escritório central no Rio de Janeiro. A produção de petróleo da Petrobras no Brasil cresceu 7,6% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, alcançando 2,32 milhões de barris por dia.

Em julho, a produção média foi de 2,47 milhões de barris por dia. Schlosser ressaltou que a atuação global da empresa é crucial para manter um posicionamento comercial consistente, permitindo ajustes nos fluxos e destinos conforme necessário. Além do petróleo, a Petrobras também comercializa mais de 10 tipos diferentes de derivados internacionalmente.

Fonte por: CNN Brasil

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