PF e FBI desmantelam quadrilha de hackers que invadiu dados do Exército, Dataprev e Serpro

Operação Power OFF realiza prisões e buscas em São Paulo, São Caetano do Sul, Rio de Janeiro e Tubarão em combate a ataques cibernéticos.

03/12/2025 9:30

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação Power OFF da Polícia Federal

A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira, 3, a Operação Power OFF, com foco em grupos suspeitos de oferecer serviços ilegais de ataques cibernéticos do tipo ‘negação de serviço’. Esses ataques, atribuídos a usuários dessas plataformas, já afetaram instituições como a própria Polícia Federal em 2020, além do Serpro, Dataprev e o Centro Integrado de Telemática do Exército Brasileiro em 2018.

Mandados e Alvos da Operação

Durante a operação, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão temporária, a serem cumpridos em São Paulo, São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro e Tubarão (SC). Os alvos incluem administradores das plataformas ilegais e usuários que contrataram esses serviços para realizar ataques a sistemas considerados de alta relevância pela PF.

Colaboração Internacional

Com o apoio do FBI, a Polícia Federal americana, os investigadores descobriram que as plataformas ilegais permitem que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contrate ataques de negação mediante pagamento. Esses serviços são hospedados em servidores de nuvem distribuídos em vários países e utilizados por agentes em uma escala global.

Entendendo o Ataque DDoS

Um ataque de negação de serviço, conhecido como ‘DDoS’, consiste em uma tentativa maliciosa de sobrecarregar um servidor, site ou rede com tráfego falso e excessivo, proveniente de múltiplas fontes. Essa técnica é frequentemente utilizada para desestabilizar serviços online.

Consequências Legais

Os suspeitos envolvidos na operação poderão enfrentar acusações de associação criminosa e interrupção ou perturbação de serviço telemático de utilidade pública, conforme previsto na legislação penal brasileira.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.