Operação contra o Grupo Refit no Brasil
Na manhã de quinta-feira, 27, uma grande operação foi realizada para cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a 190 alvos do Grupo Refit, que possui a antiga refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro, além de várias empresas do setor de combustíveis.
Detalhes sobre o Grupo Refit
O Grupo Refit, liderado pelo empresário Ricardo Magro, é considerado o maior devedor de ICMS no Estado de São Paulo e o segundo maior no Rio de Janeiro. A empresa também figura entre os maiores devedores do país. Até o momento, a defesa do grupo não se manifestou sobre a operação.
De acordo com as investigações, o esquema criminoso teria causado um prejuízo de R$ 26 bilhões aos cofres estaduais e federais. Os envolvidos são suspeitos de integrar uma organização criminosa e de cometer crimes contra a ordem econômica, tributária e lavagem de dinheiro.
Alvos e Mobilização da Operação
A operação, denominada Poço de Lobato, está sendo realizada em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal. Um total de 621 agentes públicos, incluindo promotores de Justiça, auditores fiscais da Receita Federal e policiais civis e militares, estão mobilizados para a ação.
A operação foi iniciada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo (Cira-SP) e conta com a colaboração da Receita Federal, Ministério Público de São Paulo, Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de SP, além de outras instituições governamentais.
Conclusão
A operação contra o Grupo Refit destaca a atuação das autoridades brasileiras no combate à sonegação fiscal e à criminalidade econômica. A continuidade das investigações será crucial para esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos.
Fonte por: Estadao
