PL, PT e União Brasil dominam lista de congressistas em busca de cargos majoritários

Relatório revela que 52 deputados e 47 senadores manifestam interesse em disputar o governo estadual ou o Senado.

1 min de leitura
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem 18 congressistas interessados, enquanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem 15

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem 18 congressistas interessados, enquanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem 15

Congressistas se Preparam para Disputas em 2026

O PL (Partido Liberal), o PT (Partido dos Trabalhadores) e o União Brasil estão na liderança em termos de congressistas interessados em concorrer a cargos majoritários, como governo estadual e Senado, nas eleições de 2026. Essas informações foram extraídas do relatório “O cenário eleitoral de 2026 dos parlamentares”.

Interesse dos Congressistas por Cargos Majoritários

Entre os deputados e senadores, o PL, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, conta com 19 congressistas dispostos a disputar cargos. O PT, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possui 15 interessados, enquanto o União Brasil também apresenta 15 candidatos.

Dados Gerais sobre a Disposição dos Congressistas

Em um panorama geral, 16% dos congressistas manifestaram interesse em deixar o Legislativo, totalizando 52 deputados e 47 senadores. Entre os deputados, 10 pretendem concorrer ao governo estadual e 42 ao Senado.

Senadores e suas Intenções Eleitorais

Entre os senadores, 17 planejam concorrer ao governo estadual e 30 buscam a reeleição. O PSD, liderado por Gilberto Kassab, destaca-se com 10 senadores interessados em cargos majoritários, seguido pelo MDB e União Brasil, com 7 cada um.

Metodologia do Relatório

O relatório considera as principais sondagens eleitorais do país e analisa o comportamento político dos congressistas, levando em conta discursos, votações, agendas públicas e movimentações partidárias. Informações de bastidores também foram coletadas através de consultas com os políticos e suas equipes para identificar as intenções nas eleições de 2026.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile