PMI aponta crescimento consistente na atividade empresarial da zona do euro

Bloco de 20 nações mostra resiliência econômica em meio à crescente incerteza global desde o início do ano.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Crescimento da Atividade Empresarial na Zona do Euro

A atividade empresarial na zona do euro apresentou um crescimento estável neste mês, com o setor de serviços se expandindo no ritmo mais acelerado em um ano e meio. No entanto, a demanda fraca fez com que a indústria retornasse ao território de contração, conforme indicado por uma pesquisa privada.

O bloco de 20 nações tem demonstrado resiliência econômica, mesmo diante da alta incerteza global desde o início do ano. A melhora na confiança das empresas sugere que o ímpeto econômico deve continuar.

Resultados do PMI e Setores em Destaque

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar do HCOB para a zona do euro, elaborado pela S&P Global, registrou uma leve queda para 52,4 em novembro, em comparação com a máxima de 52,5 em outubro. Apesar disso, o resultado permanece acima da marca de 50,0, que indica crescimento.

O setor de serviços se destacou como um ponto positivo, com o PMI subindo de 53,0 em outubro para 53,1 em novembro, a maior leitura desde maio de 2024. Em contrapartida, a atividade industrial contraiu, com o PMI do setor caindo para 49,7, o menor nível desde junho.

Impactos da Demanda e Emprego

A demanda fraca levou as fábricas a reduzirem o número de empregos na taxa mais rápida em sete meses. Enquanto isso, os custos gerais de insumos aumentaram, mas as empresas conseguiram absorver grande parte desses custos, resultando em um aumento mais lento nos preços de produção.

Perspectivas para o Futuro

Embora o setor industrial esteja impactando negativamente o crescimento, o peso significativo do setor de serviços na economia sugere que a zona do euro deve apresentar um crescimento mais acelerado no último trimestre em comparação ao terceiro trimestre. A expectativa é que a resiliência do setor de serviços continue a impulsionar a economia da região.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile