Prefeito é eleito, supera candidato ligado a Bolsonaro em região tradicional do PT
Marcelo Lima foi objeto de operação e afastado da função de prefeito de São Bernardo do Campo.

Em 14 de agosto de 2025, a Polícia Federal realizou operação de alvo contra Marcelo Lima (Podemos), eleito prefeito de São Bernardo do Campo (SP) em 2024, após vencer Alex Manente (Cidadania), que contava com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A cidade se encontra na região metropolitana de São Paulo e é reduto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – onde o petista atuou como metalúrgico e sindicalista. Nas eleições municipais do ano passado, o atual chefe do Executivo federal apoiou Luiz Fernando (PT), que não chegou ao segundo turno.
Marcelo Lima está sob medidas cautelares da Operação Estafeta. Além de seu afastamento do cargo, ele deverá utilizar tornozeleira eletrônica. As determinações foram expedidas pelo TJ-SP.
A Polícia Federal apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Há suspeita de que Lima esteja envolvido em uma organização criminosa que opera em São Bernardo do Campo.
A investigação iniciou-se em julho após as autoridades encontrarem R$ 14 milhões com um servidor público que estaria vinculado ao prefeito. De acordo com a PF, há indícios de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo informou ao Poder360 que “irá colaborar com todas as informações necessárias em relação ao caso”. A administração municipal é a principal interessada para que tudo seja devidamente apurado. Reforçamos que o episódio não afeta os serviços na cidade.
Fonte por: Poder 360