Prêmio Nobel: descubra os cientistas brasileiros já indicados

Premiação nunca premiou brasileiro em suas seis categorias; César Lattes foi indicado sete vezes entre 1950 e 1956.

2 min de leitura
César Lattes é o brasileiro que chegou mais perto de ganhar um Prêmio Nobel, ao ser indicado sete vezes entre 1950 e 1956

César Lattes é o brasileiro que chegou mais perto de ganhar um Prêmio Nobel, ao ser indicado sete vezes entre 1950 e 1956

História do Prêmio Nobel e a Ausência de Brasileiros

Desde sua criação, o Prêmio Nobel nunca premiou um brasileiro em suas seis categorias: Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia. O físico Césa Lattes, que foi indicado sete vezes entre 1950 e 1956, é considerado o brasileiro mais próximo de receber a honraria, mas nunca foi agraciado.

Possíveis Candidatos Brasileiros em 2025

Este ano, o escritor Milton Hatoum está entre os nomes cotados para o Nobel de Literatura, conforme a lista do site de apostas NicerOdds. Os vencedores de 2025 serão anunciados a partir de segunda-feira (6).

Contribuições de Cientistas Brasileiros

O médico Manoel de Abreu, que desenvolveu a abreugrafia, foi indicado ao Nobel de Medicina três vezes, em 1946, 1951 e 1953, por seu trabalho que possibilitou o diagnóstico precoce da tuberculose. Sua contribuição resultou em uma significativa redução de mortes pela doença.

Outro destaque é Carlos Chagas, que recebeu duas indicações ao prêmio de Medicina em 1913 e 1921, sendo responsável pela descoberta do ciclo da Doença de Chagas e por importantes pesquisas sobre a malária.

Outros Nomes Relevantes

O físico Mario Schenberg, indicado ao Nobel em 1983, é reconhecido por suas descobertas na astrofísica. A agrônoma Johanna Dobereiner, indicada ao prêmio de Química em 1997, revolucionou a produção de alimentos no Brasil, contribuindo para o Programa Nacional do Álcool e o aumento da produção de soja.

Otto Gottlieb, indicado ao Nobel de Química em 1999, destacou-se por seus estudos sobre a estrutura química das plantas, que ajudaram na preservação de ecossistemas brasileiros.

Outros Cientistas Notáveis Não Indicados

Vários cientistas brasileiros foram cotados para o Nobel, mas não receberam indicações. Vital Brazil, fundador do Instituto Butantan, é um exemplo, conhecido por desenvolver soros contra venenos de animais peçonhentos. Oswaldo Cruz, famoso por suas campanhas de erradicação de doenças, também foi considerado, mas nunca indicado.

Além deles, os médicos Maurício Silva e Sérgio Ferreira, que descobriram um composto vasodilatador no veneno da jararaca, também figuraram entre os cotados, mas não foram indicados ao prêmio.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile