Presidente da Colômbia determina mobilização militar na fronteira com a Venezuela após ataques dos EUA

Gustavo Petro considera ação de Washington como ‘agressão à soberania regional’ e solicita ‘reunião imediata’ da OEA e da ONU.

03/01/2026 8:30

1 min de leitura

Gustavo Petro

Colômbia mobiliza militares na fronteira com a Venezuela

O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou no último sábado (3) a mobilização de tropas para a fronteira com a Venezuela. A decisão foi tomada após ataques dos Estados Unidos, que, segundo Donald Trump, resultaram na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Petro classificou as ações dos EUA como uma “agressão à soberania” da América Latina, alertando que isso pode levar a uma crise humanitária. Apesar de defender o diálogo como solução, ele afirmou que ordenou o “desdobramento da força pública” na região, onde atuam diversos grupos armados ilegais ligados ao narcotráfico.

Reuniões internacionais e críticas ao governo dos EUA

O presidente colombiano solicitou uma reunião “imediata” da OEA e da ONU para discutir a “legalidade internacional da agressão” dos Estados Unidos. A Colômbia, que ocupa uma cadeira não permanente no Conselho de Segurança da ONU, pediu a convocação desse órgão para tratar da situação.

Petro tem sido um crítico contundente do aumento da presença militar dos EUA no Caribe, que, segundo ele, visa combater o narcotráfico. O ministro da Defesa, Pedro Sánchez, informou que a força pública está preparada para evitar qualquer tentativa de ataque terrorista na fronteira, especialmente por parte de grupos como o ELN.

Medidas de segurança e estabilidade na fronteira

O presidente colombiano também anunciou medidas para “preservar a estabilidade na fronteira”. Apesar das tensões, um repórter da AFP observou que a situação no principal posto fronteiriço entre Colômbia e Venezuela permanece normal.

Além disso, Trump havia mencionado a possibilidade de atacar laboratórios de drogas na Colômbia, o que Petro interpretou como uma ameaça de invasão ao seu país.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.