Presidente eleito do Chile escolhe ex-advogados de Pinochet para ministérios

Fernando Barros e Fernando Rabat assumem ministérios da Defesa e Justiça e dos Direitos Humanos, enquanto José Antonio Kast elogia ditador.

21/01/2026 2:30

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

José Antonio Kast anuncia novos ministros no Chile

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, revelou nesta terça-feira, 20, que dois ex-advogados do ditador Augusto Pinochet ocuparão os cargos de ministros da Defesa e da Justiça e dos Direitos Humanos em seu governo. Kast assumirá a presidência no dia 11 de março.

Composição do novo gabinete

Durante uma cerimônia em Santiago, Kast apresentou os integrantes de seu futuro gabinete, destacando Fernando Barros, de 68 anos, como novo ministro da Defesa, e Fernando Rabat, de 53 anos, como ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Histórico dos novos ministros

Fernando Barros foi responsável pela defesa de Pinochet durante sua detenção em Londres, em 1998, quando a Justiça espanhola buscava sua extradição por crimes de lesa-humanidade. Já Fernando Rabat atuou em um caso relacionado ao desvio de recursos públicos em defesa do general.

Pinochet faleceu em 2006, sem ter sido condenado por nenhuma das acusações que pesavam contra ele.

Visão de governo de Kast

O líder do Partido Republicano, de extrema direita, venceu as eleições no segundo turno contra a candidata de esquerda Jeannette Jara, prometendo uma postura firme contra a criminalidade e a imigração irregular.

Kast já havia expressado sua admiração por Pinochet em outras ocasiões, lembrando que o regime militar foi responsável pela morte e desaparecimento de mais de 3 mil opositores entre 1973 e 1990.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.