Presidentes europeus confirmam participação em reunião com Trump

Alemães, Poloneses e outros parceiros da Ucrânia se encontram com Trump e Zelensky para discutir um possível acordo de paz com a Rússia.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Diversos líderes europeus já confirmaram sua presença na reunião entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), que ocorrerá nesta segunda-feira (18.ago.2025), na Casa Branca.

Zelensky viajará neste domingo (17 de agosto) a Bruxelas, onde se reunirá com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela já confirmou, pelo X, que estará em Washington para a reunião na Sala Oval.

A participação do presidente ucraniano em Bruxelas visa participar de uma videoconferência com os parceiros europeus da Ucrânia em relação ao acordo de paz proposto por Trump.

Os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro-esquerda); da Alemanha, Friedrich Merz (União Democrata-Cristã, centro-direita); e da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos da Itália, direita); juntamente com os presidentes da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), e da Finlândia, Alexander Stubb (Partido da Coalizão Nacional, centro-direita), comparecerão à reunião com Trump.

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, também foi confirmado.

A reunião será realizada alguns dias após o encontro entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (independente).

Na sexta-feira (15 de agosto), o norte-americano e o russo se encontraram no Alasca. Ambos afirmaram que a conversa “correu muito bem”, porém não houve acordo de cessar-fogo.

Após a reunião, Trump telefonou para Zelensky e fez o convite para a Casa Branca. Ambos publicaram, em suas redes sociais, que o próximo passo será um encontro trilateral com Putin.

Zelensky enfatizou a relevância de que os europeus participem em todas as fases, visando assegurar compromissos de segurança confiáveis e duradouros.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile