“Presídio dos famosos” é desmantelado e detentos são transferidos

Ala em Tremembé, SP, não receberá mais “notórios”; Robinho, Thiago Brennand, Delgatti e Buzeira já foram transferidos para Potim e Guarulhos 2.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Desmontagem do Presídio dos Famosos em Tremembé

A ala do Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, conhecida como “presídio dos famosos”, está sendo desmantelada pelo governo estadual. Detentos condenados por crimes de grande notoriedade estão sendo transferidos para outras unidades prisionais, como Potim e Guarulhos II.

Fontes do sistema prisional confirmaram que pelo menos quatro presos de destaque já foram transferidos entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Entre eles, estão Walter Delgatti, conhecido como Hacker de Araraquara, e o influencer Buzeira, que possui 15 milhões de seguidores nas redes sociais.

Além deles, o jogador Robinho, condenado por estupro, e o empresário Thiago Brennand, preso por violência doméstica, também foram deslocados. O objetivo é dispersar esses detentos em diferentes penitenciárias, evitando que Tremembé mantenha a fama de “presídio dos famosos”.

Motivos para a Transferência dos Detentos

Os advogados dos presos foram informados sobre as transferências. Bruno Ferullo, advogado criminalista, explicou que a unidade deixará de receber esse perfil de detentos, com o governo decidindo mudar o tipo de presos que abrigará.

Ferullo detalhou que Tremembé passará a acolher presos de outros perfis, como aqueles em regime semiaberto. Essas transferências não necessitam de autorização judicial, pois a Secretaria de Administração Penitenciária tem a discricionariedade para remanejar os detentos entre as unidades. O Tribunal de Justiça foi apenas notificado sobre a mudança.

Embora não haja uma justificativa oficial, algumas razões que costumam motivar decisões desse tipo incluem:

O Complexo Penitenciário de Tremembé

O Complexo Penitenciário de Tremembé é conhecido por ter abrigado detentos de crimes de grande repercussão, como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, Robinho e Thiago Brennand. Esses presos costumam receber tratamento diferenciado e enfrentam menor risco de violência por parte de facções, sendo tema de livros e séries de televisão.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile