Procon-SP divulga manual para prevenir falhas na compra de remédios
Cartilha detalha distinções entre genéricos, de marca e similares, aponta riscos de suplementos e aconselha consumidores.

O diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, afirma: “Medicamento não é uma mercadoria qualquer e os consumidores devem ter o máximo de informações sobre o que estão tomando para evitar consequências danosas à sua saúde”. “Este novo conteúdo complementa outras iniciativas de orientação ao consumidor na área da saúde, incluindo a pesquisa de preços”, completa.
O uso de medicamentos, essenciais para a manutenção da saúde, tratamento de enfermidades e promoção da qualidade de vida, requer sempre acompanhamento e atenção: prescrição e supervisão por profissional habilitado, seleção do fármaco adequado, relevância da leitura do rótulo, verificação do prazo de validade e consumo correto (dosagem, frequência, limites diários e possíveis interações da medicação com outras substâncias).
O material fornece informações sobre as distinções entre medicamentos de referência ou de marca, genéricos e similares. Outra orientação trata dos suplementos alimentares, alertando para os riscos do consumo indiscriminado de produtos como vitaminas, proteínas, probióticos e outros compostos anunciados com promessas de saúde e bem-estar. O Procon-SP ressalta que esses produtos não substituem uma alimentação equilibrada nem exercem função de tratamento médico e devem ser consumidos também sob orientação profissional.
As orientações e informações de contato relevantes são apresentadas para o consumidor que necessita de assistência. Em situações de medicamentos sem os efeitos esperados ou que causem reações indesejadas, ou em casos suspeitos de intoxicação por medicamentos ou outras substâncias químicas, são disponibilizados os dados de locais que oferecem este tipo de atendimento.
As publicações de orientação produzidas pelo Procon-SP, incluindo cartilhas e folhetos, estão disponíveis gratuitamente para a população no site www.procon.sp.gov.br, além de serem distribuídas em datas e eventos específicos e nos postos de atendimento da instituição.
Com informações da Agência SP.
Fonte por: Poder 360