Proposta do MP combate aumento de tarifas inclui linhas de crédito e alteração do sistema tributário

Haddad declara que pacote com medidas para proteger empresas das tarifas dos Estados Unidos será divulgado na terça-feira (12.ago).

11/08/2025 15:14

1 min de leitura

Proposta do MP combate aumento de tarifas inclui linhas de crédito e alteração do sistema tributário
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a medida provisória (MP) para auxiliar empresas brasileiras frente à tarifação dos Estados Unidos deverá incluir linhas de crédito, tratamento tributário diferenciado e ações de estímulo às exportações, com regras flexíveis para atender diversos setores.

Haddad defende que a MP possibilitará o adiamento de tributos, a criação de mecanismos para validar créditos de exportadores e ferramentas direcionadas a setores mais vulneráveis. O texto também autorizará o setor público a realizar compras estratégicas, com o objetivo de preservar postos de trabalho.

A medida será adaptável à realidade de cada empresa, considerando desde pequenos produtores até grandes indústrias, e deve contar com contrapartidas diferenciadas quando a manutenção de empregos não for possível devido ao impacto econômico.

“Estamos falando de mais de 10.000 empresas, não é possível tratar todas da mesma forma”, afirmou o ministro, em entrevista à GloboNews.

O governo deseja que a MP opere como um instrumento de emergência para mitigar os impactos da tarifação, mantendo a competitividade do produto brasileiro no exterior. Ademais, Haddad ressaltou que a medida complementa a recente reforma tributária, que, em sua visão, beneficiará as exportações no médio e longo prazo.

O pacote será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta segunda-feira, às 17h, em uma reunião no Palácio do Alvorada.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):