PT processa Flávio por vídeo manipulado de Lula
Lindbergh Farias, líder do governo na Câmara, diz que senador divulgou declaração fora de contexto do presidente. Confira no Poder360.
Representação contra Flávio Bolsonaro por desinformação
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, protocolou uma representação na Advocacia Geral da União (AGU) contra o senador Flávio Bolsonaro. A ação foi motivada pela publicação de um vídeo editado por Flávio, que distorceu uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na gravação, Lula supostamente afirma que “pobre não nasceu para estudar”. Lindbergh argumenta que a postagem de Flávio configura desinformação, abuso da liberdade de expressão e propaganda política negativa antecipada. O pedido completo pode ser acessado em formato PDF.
Manipulação de conteúdo e suas consequências
O deputado do PT destacou que a conduta de Flávio Bolsonaro ultrapassa os limites da liberdade de expressão, caracterizando uma manipulação deliberada de conteúdo audiovisual, típica de fake news. Essa prática, segundo Lindbergh, possui alto potencial de dano institucional e eleitoral.
O trecho compartilhado por Flávio foi retirado de um discurso de Lula, onde o presidente criticava a visão elitista que historicamente excluía as classes mais baixas do acesso à educação superior. No vídeo completo, Lula defende que todos devem ter oportunidades iguais de estudo.
Medidas solicitadas e monitoramento das redes sociais
Além da representação na AGU, Lindbergh Farias pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que monitore esse tipo de divulgação nas redes sociais como uma medida preventiva para as próximas eleições. Ele também solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que avalie a inclusão da conduta no inquérito das Fake News.
A assessoria do senador Flávio Bolsonaro foi contatada, mas não houve resposta até o momento. O espaço permanece aberto para atualizações assim que uma posição for divulgada.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.