Seis Casos de Infecção por Mpox Registrados em Porto Velho
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) anunciou, nesta quinta-feira (19), que foram registradas seis notificações de infecção pelo vírus Mpox em Porto Velho. Dentre essas ocorrências, quatro foram confirmadas e duas descartadas, com todos os casos sendo atendidos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
Detalhes dos Casos e Isolamento dos Pacientes
Os pacientes diagnosticados com Mpox passaram por avaliações clínicas e receberam orientações adequadas, permanecendo em isolamento para evitar a propagação do vírus. Além disso, a Sesau informou sobre um caso suspeito notificado no Hospital Infantil Cosme e Damião, que foi descartado após confirmação de varicela.
Orientações de Prevenção
A transmissão da doença ocorre principalmente pelo contato direto com secreções das lesões, sendo menos comum a transmissão por secreções respiratórias ou utensílios contaminados. A Sesau destaca que evitar o contato com pessoas infectadas é a principal medida de prevenção.
Em caso de surgimento de lesões características, com ou sem febre, a população deve buscar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Fonte por: CNN Brasil
