Quem sucederá Bolsonaro nas próximas eleições? Análise do CEO do Paraná Pesquisas

Murilo Hidalgo fala à Jovem Pan sobre a direita após prisão no sábado (22); Michelle lidera intenção de voto na família do ex-presidente.

22/11/2025 19:20

2 min de leitura

O CEO do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, analisa as primeiras ...

Indefinição Política no Brasil Após Prisão de Jair Bolsonaro

O cenário político eleitoral no Brasil se torna incerto após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida no último sábado (22), por violação da tornozeleira eletrônica, conforme informações da Polícia Federal. Murilo Hidalgo, CEO da Paraná Pesquisas, afirma que o impacto real desse evento nas intenções de voto só poderá ser avaliado com pesquisas na próxima semana.

Com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, que parece ser irreversível, a atenção se volta para a sucessão. O sobrenome Bolsonaro possui uma significativa capacidade de transferência de votos, estimada entre 20% e 25% para qualquer membro da família que se candidate.

Possíveis Candidatos da Família Bolsonaro

  • Michelle Bolsonaro: A ex-primeira dama é a que apresenta o maior índice de intenção de voto entre os membros da família, sendo o nome mais testado contra o atual presidente Lula.
  • A disputa: A principal questão agora é se a família optará por manter a polarização nas eleições de 2026 com um candidato Bolsonaro (presidente ou vice) ou se apoiará outro candidato de direita. Contudo, o sobrenome também carrega uma alta rejeição.

Impacto na Popularidade de Lula e Temas Relevantes

Hidalgo destaca a oscilação na popularidade do presidente Lula, que subiu de 6 a 8 pontos após a questão do “tarifação” e caiu de 4 a 6 pontos após problemas de segurança pública no Rio de Janeiro. O eleitorado que oscila, estimado em 6% a 8%, é considerado o público-chave que pode decidir as próximas eleições, tornando o pleito de 2026 bastante equilibrado, independentemente do candidato.

Os temas que mais interessam à população e a esse público oscilante são segurança, saúde e economia. No entanto, o debate político atual tem se concentrado majoritariamente em questões político-judiciais, deixando pouco espaço para essas pautas essenciais.

Candidatos da Oposição em Destaque

Entre os governadores de oposição que se destacam, Murilo Hidalgo menciona Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Romeu Zema (Minas Gerais) como os que possuem maior capital eleitoral. Contudo, a forte polarização entre os campos bolsonarista e lulista representa um grande obstáculo para a ascensão de novos nomes ao cenário nacional.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.