Rafaela Silva brilha e conquista medalha de ouro no Grand Slam de Paris

Judoca supera três adversárias antes de conquistar o lugar mais alto do pódio

07/02/2026 22:30

1 min de leitura

CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Brasil conquista ouro no Grand Slam de Paris

No último sábado (7), o Brasil brilhou no Grand Slam de Paris, com Rafaela Silva alcançando o lugar mais alto do pódio. A judoca superou a mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo na final da categoria até 63kg, garantindo a medalha de ouro.

A atleta de 33 anos teve uma performance impressionante, aplicando um ippon em sua adversária apenas 39 segundos após o início do combate. Durante o torneio, Rafaela também derrotou a japonesa Kirari Yamaguchi, a holandesa Joanne Van Lieshout e a italiana Carlotta Avanzato.

Retorno ao Instituto Reação e nova categoria

A conquista de Rafaela Silva ocorre poucas semanas após sua saída do Flamengo e retorno ao Instituto Reação, onde começou sua trajetória no judô. Este é o terceiro ouro da judoca em Grand Slams, sendo o primeiro desde 2023.

Rafaela, que já foi campeã olímpica e bicampeã mundial na categoria até 57kg, decidiu mudar de categoria visando os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

Desempenho de Larissa Pimenta

Outra judoca brasileira, Larissa Pimenta, também competiu na abertura do torneio em Paris, mas não conseguiu conquistar uma medalha. Ela perdeu a disputa pelo bronze para a alemã Mascha Ballhaus na categoria até 52kg.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.