Ramagem se reencontra com a família em aeroporto nos EUA; esposa menciona ‘perseguição política’
Rebeca Ramagem compartilha vídeo do encontro com deputado em Miami; prisão preventiva de Ramagem, ligado a trama golpista, foi decretada em 21.
Rebeca Ramagem Compartilha Encontro com o Marido em Miami
No último domingo, 23, Rebeca Ramagem, esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), divulgou um vídeo mostrando o momento em que ela e suas filhas se encontraram com o parlamentar em um aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.
Alexandre Ramagem foi condenado em setembro a mais de 16 anos de prisão em regime fechado por sua participação em uma trama golpista e estava proibido de deixar o Brasil. A prisão preventiva do deputado foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira, 21.
Motivos da Viagem e Declarações de Rebeca
Rebeca Ramagem afirmou que a viagem aos Estados Unidos teve como objetivo proteger sua família. Em sua publicação, ela destacou: “Há uma semana, desembarquei com minhas filhas nos EUA com um único propósito: proteger a minha família.” As imagens mostram as filhas correndo para abraçar o pai, indicando que a família chegou ao país em momentos distintos.
Ela também mencionou que a mudança ocorreu devido à falta de uma “justiça imparcial” no Brasil, afirmando serem vítimas de “lawfare”, termo que se refere ao uso da lei para perseguir opositores políticos.
Contexto da Prisão e Repercussões
O PSOL havia solicitado à Polícia Federal a prisão preventiva de Ramagem após a divulgação de fotos que mostravam o deputado em Miami. O portal que publicou as imagens indicou que ele já estava nos EUA desde setembro, tendo seguido um trajeto que incluía um voo até Boa Vista, no Acre, e uma viagem de carro até a fronteira com a Venezuela ou a Guiana.
No mesmo dia, a Câmara dos Deputados informou que não foi comunicada sobre a saída do parlamentar do país e que não houve pedido de afastamento. A Câmara também destacou que Ramagem apresentou atestados médicos durante o período em que esteve fora do Brasil.
Consequências Legais e Perfil de Ramagem
Após a solicitação da PF e a manifestação da Procuradoria-Geral da República, o ministro Moraes decretou a prisão preventiva de Ramagem, que já tinha seu passaporte apreendido e estava proibido de deixar o país. O ministro deverá solicitar a inclusão do nome do deputado na difusão vermelha da Interpol.
Alexandre Ramagem, ex-delegado da Polícia Federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi condenado por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, embora sempre tenha negado qualquer envolvimento na trama golpista.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.