Renovação automática da CNH inicia nesta sexta-feira

Medida beneficia motoristas de todo o país sem infrações nos últimos 12 meses. Confira no Poder360.

1 min de leitura
tela de celular com CNH Digital

tela de celular com CNH Digital

Renovação Automática da CNH para Motoristas Sem Infrações

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou a assinatura de uma medida que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não possuem multas. A nova regra será implementada a partir de 9 de janeiro de 2026.

Os condutores que não tiverem infrações não precisarão passar por exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar taxas adicionais. O processo será totalmente digital, realizado pelo sistema da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), com atualizações disponíveis no aplicativo da CNH do Brasil.

Detalhes da Implementação

O ministro fará o anúncio oficial em um evento na sede do ministério em Brasília, às 11h. As primeiras renovações automáticas começarão a ser disponibilizadas na mesma data. Para se beneficiar, os motoristas devem estar cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

O RNPC inclui condutores que não têm infrações registradas nos últimos 12 meses. Com a nova regra, a CNH desses motoristas será renovada automaticamente quando o documento expirar.

Medidas Relacionadas à CNH

Em dezembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou duas importantes medidas sobre a CNH:

Conclusão

Essas mudanças visam simplificar o processo de renovação da CNH e incentivar a condução responsável, beneficiando motoristas que mantêm um bom histórico de direção. A implementação da renovação automática representa um avanço significativo na modernização dos serviços de trânsito no Brasil.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile