O encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e da Rússia, Vladimir Putin (independente), não resultou em um acordo de cessar-fogo na guerra da Ucrânia nesta sexta-feira (15.ago.2025). O encontro ocorreu na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca.
Trump afirmou que a conversa foi “muito produtiva” e indicou a possibilidade de “outros encontros semelhantes no futuro”. Putin respondeu: “Na próxima vez, em Moscou”.
Os dois realizaram uma reunião bilateral em caráter fechado, que durou aproximadamente três horas. A entrevista à imprensa teve duração de 13 minutos.
Acredito que existem diversos caminhos que podemos seguir com os negócios. Penso que podemos alcançar muitas coisas através do nosso relacionamento. Tivemos agora uma conversa muito produtiva, houve muitos momentos positivos e existe uma boa chance de chegarmos a um acordo. Nunca pensamos que fosse fácil. Acredito que possamos ter outros encontros assim no futuro.
É fundamental que ambas as partes demonstrem interesse em progredir. Isso marcaria o início de uma solução para a Ucrânia, além de abrir um caminho para restabelecer o diálogo entre os EUA e a Rússia,” afirmou Putin.
Fonte por: Poder 360