Retomada das Atividades da COP30 Após Incêndio
A UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) anunciou que as reuniões da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) serão retomadas na manhã de sexta-feira, 21 de novembro de 2025. A decisão ocorre após um incêndio que atingiu a Zona Azul do evento na quinta-feira, 20 de novembro.
De acordo com um comunicado oficial da ONU, a área afetada foi inspecionada e considerada segura pelo Corpo de Bombeiros após uma avaliação de segurança. A Zona Azul foi reaberta às 20h40 da quinta-feira, cerca de sete horas após o incidente, embora não tenham ocorrido atividades plenárias nesse período.
Detalhes do Incêndio e Atendimento Médico
As autoridades brasileiras confirmaram que as condições de operação foram restabelecidas e que o alvará de funcionamento foi obtido. A nota também informa que a área afetada permanecerá isolada até o término da conferência. O incêndio foi controlado em aproximadamente seis minutos, graças à rápida ação de bombeiros, equipes de segurança da ONU e brigadistas civis.
O Ministério da Saúde relatou que, até as 18h da quinta-feira, 21 pessoas receberam atendimento médico devido ao incêndio. Dentre os atendidos, 19 apresentaram sintomas de inalação de fumaça e 2 tiveram crises de ansiedade. Não houve registros de queimaduras, e doze pessoas já foram liberadas, enquanto as demais continuam sob acompanhamento em unidades de saúde.
Expectativas para a Conferência
A organização da COP30 expressou confiança de que os delegados retornarão às negociações com um espírito de solidariedade e determinação, visando um resultado bem-sucedido para a conferência. A expectativa é que as discussões avancem de forma produtiva após a interrupção causada pelo incidente.
Links Relacionados
- Veja vídeos e fotos do incêndio na COP30 em Belém
- Incêndio da COP poderia ser em qualquer lugar, diz ministro do Turismo
- Imprensa internacional noticia incêndio na COP30
Fonte por: Poder 360
