Rodoanel Mário Covas: Um Marco da Engenharia Viária em São Paulo
O Rodoanel Mário Covas (SP-021) é uma importante via rodoviária com 177 quilômetros de extensão, que circunda a região central da Grande São Paulo. Reconhecida como uma das maiores obras de engenharia do Brasil, sua principal função é interligar as principais rodovias estaduais e federais que chegam à capital paulista, servindo como um desvio estratégico para o tráfego, especialmente de caminhões.
Essa via tem como objetivo criar rotas alternativas que evitem que veículos de carga, provenientes do interior do estado e de outras regiões do país, precisem transitar pelas congestionadas vias urbanas, como as Marginais Tietê e Pinheiros. Com isso, busca-se aliviar o intenso fluxo de veículos pesados, tornando o trânsito mais ágil tanto para o transporte coletivo quanto para o individual na cidade.
Estrutura e Trechos do Rodoanel
O Rodoanel foi projetado como uma autoestrada de alto padrão, com acesso restrito e duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento. A via está situada a uma distância que varia de 20 a 40 quilômetros do centro da capital.
A construção do Rodoanel foi dividida em quatro trechos distintos:
- Trecho Oeste: Com 32 km de extensão, foi o primeiro a ser entregue, em 2002, conectando as rodovias Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes.
- Trecho Sul: Inaugurado em 2010, possui 57 km e liga o final do trecho Oeste ao Complexo Viário Jacu Pêssego.
- Trecho Leste: Com 43,5 km, foi aberto ao tráfego em 2014, conectando a Rodovia Ayrton Senna à Rodovia Presidente Dutra.
- Trecho Norte: É o último trecho, com 44 km, com previsão de conclusão para 2026, ligando a Rodovia Presidente Dutra ao Trecho Oeste, completando o anel viário.
Histórico e Impacto do Rodoanel
A proposta de construir uma via perimetral em São Paulo surgiu na década de 1950, mas o projeto ganhou força apenas nos anos 1990. As obras do primeiro trecho começaram em 1998, durante o governo de Mário Covas, que dá nome à rodovia.
Desde sua implementação parcial, o Rodoanel já demonstrou impactos significativos na mobilidade urbana. Estudos indicam uma redução considerável do tráfego de caminhões nas marginais, contribuindo para a melhoria da fluidez do trânsito e diminuindo o desgaste do asfalto nas vias internas. Além disso, a via se tornou um corredor logístico essencial para o escoamento da produção nacional, conectando importantes rodovias ao Porto de Santos e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Fonte por: Jovem Pan
