Marco Rubio desmente interrupção no compartilhamento de informações pelo Reino Unido
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, negou na quarta-feira (12) que o Reino Unido tenha interrompido o compartilhamento de informações sobre embarcações envolvidas em narcotráfico. Segundo ele, não houve mudanças que afetassem a capacidade dos EUA de agir na região do Caribe.
Após uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 no Canadá, Rubio afirmou que não houve menções às operações próximas à Venezuela durante o encontro e que o Reino Unido não expressou preocupações diretamente a ele.
Rubio classificou como “notícia falsa” a alegação de que o Reino Unido teria suspendido o compartilhamento de informações de inteligência, ressaltando a forte parceria entre os dois países.
Preocupações com a violência na Cisjordânia e apoio à Índia
Além de abordar a situação com o Reino Unido, Rubio também comentou sobre a explosão fatal em Nova Délhi, onde os EUA ofereceram ajuda para a investigação. Ele destacou que as autoridades indianas estão conduzindo um trabalho “muito profissional” na apuração do caso.
O secretário expressou preocupação com a recente onda de violência na Cisjordânia, perpetrada por colonos israelenses, e alertou que isso pode prejudicar os esforços de paz em Gaza, que contam com o apoio dos EUA.
Expectativas para reuniões futuras
Rubio também fez previsões otimistas sobre as próximas reuniões, especialmente em relação à visita do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman a Washington. Ele acredita que os EUA poderão firmar bons acordos durante esse encontro com o presidente Donald Trump.
Fonte por: CNN Brasil
