Salvador conta com apenas uma praia própria para banho neste verão

Inema analisa oito pontos da Costa das Baleias, no sul da Bahia, em novo levantamento sobre meio ambiente e recursos hídricos.

1 min de leitura
Praia em Salvador estava cheia no dia anterior ao protesto dos ambulantes

Praia em Salvador estava cheia no dia anterior ao protesto dos ambulantes

Praias de Salvador: Apenas uma própria para banho

Durante o verão, apenas a praia de Cantagalo, localizada na Cidade Baixa de Salvador, foi considerada adequada para banho, conforme o Boletim de Balneabilidade divulgado pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) na sexta-feira (23). Dos 38 pontos monitorados na capital baiana, essa foi a única praia classificada como própria para uso recreativo.

Além de Salvador, o levantamento abrangeu outros oito pontos da Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia, onde apenas a praia de Guaratiba foi considerada própria para banho. Essa avaliação é essencial para garantir a segurança dos banhistas nas praias da região.

Monitoramento da Balneabilidade

A Rede Amostral de Monitoramento da Balneabilidade conta com 147 pontos em todo o estado da Bahia, que podem incluir várias amostras em uma mesma praia. As coletas de água são realizadas semanalmente em áreas com maior fluxo de banhistas e são submetidas a análises laboratoriais para verificar a qualidade da água.

O método de análise utiliza a Escherichia coli como indicador de contaminação, permitindo identificar a poluição fecal proveniente de humanos e animais. Com base nos resultados, as amostras são classificadas como Própria (Excelente, Muito Boa, Satisfatória) ou Imprópria.

Praias monitoradas em Salvador

Praias consideradas próprias:

Praias consideradas impróprias:

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile