Samsung projeta 800 milhões de dispositivos com IA até 2026

Big tech sul-coreana planeja dobrar produção; dispositivos utilizam tecnologia Gemini, desenvolvida pelo Google. Confira no Poder360.

05/01/2026 12:40

2 min de leitura

Na imagem, o Galaxy-Z-TriFold da Samsung

Samsung planeja expandir uso de IA em dispositivos móveis

A Samsung Electronics anunciou a intenção de aumentar o número de dispositivos móveis com a tecnologia “Galaxy IA” para 800 milhões até 2026. O co-CEO da empresa, TM Roh, revelou que atualmente cerca de 400 milhões de smartphones e tablets já utilizam essa tecnologia, que é baseada no sistema Gemini, desenvolvido pelo Google.

A companhia sul-coreana está focada na ampliação da inteligência artificial para fortalecer sua posição no mercado global, especialmente diante da crescente concorrência. Como líder na fabricação de dispositivos Android, a Samsung busca estreitar a colaboração com o Google para competir com empresas como a OpenAI no ecossistema de inteligência artificial.

Desafios e estratégias da Samsung no mercado

Roh destacou a importância de integrar a IA em todos os produtos e serviços da Samsung o mais rápido possível. Essa estratégia é parte dos esforços da empresa para recuperar espaço no mercado de smartphones, que atualmente é dominado pela Apple, conforme apontam pesquisas de mercado.

A sede da Samsung, localizada em Suwon, Coreia do Sul, tem visto um aumento significativo no reconhecimento da marca “Galaxy IA”, que subiu de 30% para 80% em um ano. No entanto, a escassez global de chips representa um desafio considerável para a implementação desse plano.

Impactos da escassez de chips e aumento de preços

Roh mencionou que a falta de chips de memória pode impactar negativamente as margens de lucro do setor de smartphones, que é a segunda maior fonte de receita da empresa. Ele não descartou a possibilidade de aumentos de preços, considerando o impacto da alta dos componentes como “inevitável”.

Futuro da tecnologia de smartphones dobráveis

Em relação aos smartphones dobráveis, que a Samsung lançou em 2019, Roh reconheceu que o crescimento desse segmento não atendeu às expectativas, devido a desafios de engenharia e à escassez de aplicativos. Apesar disso, a Samsung ainda detém cerca de dois terços do mercado global de dispositivos dobráveis, mesmo com a concorrência crescente.

Expectativas e resultados financeiros

As ações da Samsung tiveram um aumento de 7,5% no dia 5 de janeiro, e a empresa deve divulgar um crescimento no lucro do quarto trimestre em breve, impulsionado pela escassez global de chips. Roh expressou confiança na adoção da tecnologia de IA, prevendo que, em um período de seis meses a um ano, essas inovações se tornarão mais comuns entre os consumidores.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.