São Paulo contrata consultoria para apurar irregularidades no clube

FTI Consulting e Machado Meyer investigarão denúncias que levaram à renúncia de Julio Casares, ex-presidente do clube.

29/01/2026 14:40

2 min de leitura

Harry Massis Júnior, vice-presidente do SPFC, assume o cargo de ...

São Paulo FC contrata FTI Consulting e Machado Meyer para investigação interna

O São Paulo Futebol Clube anunciou a contratação da FTI Consulting e do escritório de advocacia Machado Meyer para conduzir uma investigação interna sobre denúncias de quebra de integridade. A decisão foi divulgada na quarta-feira (28 de janeiro de 2026) após uma série de acusações que resultaram no impeachment e na renúncia de Julio Casares da presidência do clube.

A investigação visa apurar os fatos relacionados às denúncias e propor recomendações para melhorar os controles internos e as práticas de governança do clube. O São Paulo não definiu um prazo para a conclusão dos trabalhos.

Contexto das denúncias e mudanças na presidência

As irregularidades começaram a ser investigadas no final de 2025, com denúncias sobre a venda irregular de um camarote da presidência. Outras apurações sobre supostas falhas e desvios de recursos também foram iniciadas. Julio Casares foi afastado preventivamente em 16 de janeiro, após votação do Conselho Deliberativo, e renunciou oficialmente em 21 de janeiro.

Com a saída de Casares, Harry Massis, que era vice-presidente, assumiu a presidência do São Paulo e permanecerá no cargo até o final de 2026, quando novas eleições serão realizadas.

A crise financeira e irregularidades

Um dos pontos centrais da investigação envolve depósitos em dinheiro que totalizam R$ 1,5 milhão na conta de Julio Casares entre janeiro de 2023 e maio de 2025. Relatórios do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) indicam que esses depósitos representam cerca de metade da renda declarada pelo dirigente nesse período. Os salários pagos pelo clube corresponderiam a apenas 19,3% da movimentação total da conta.

Os documentos também revelam um padrão de fracionamento das transações, com até 12 depósitos realizados no mesmo dia em valores baixos, uma prática conhecida como “smurfing”, que é frequentemente associada a tentativas de evitar mecanismos de controle financeiro.

Outro episódio que afetou a gestão de Casares foi a venda irregular de ingressos para um camarote no Estádio do Morumbi. Gravações indicam que Douglas Schwartzmann, diretor-adjunto da base, e Mara Casares, ex-mulher de Casares e então diretora de eventos, comercializaram ingressos de forma irregular durante um show da cantora Shakira, em fevereiro de 2025.

Conclusão sobre a investigação

O São Paulo FC reafirmou que a atuação conjunta da FTI Consulting e do Machado Meyer será técnica e independente, focando na apuração dos fatos e na recomendação de diretrizes para aprimorar os controles internos e as práticas de governança do clube. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para promover maior transparência e eficiência na administração do clube.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.