Secretário-geral da Otan discute Groenlândia com Trump após ameaças tarifárias
Rutte comenta sobre segurança na Groenlândia e no Ártico em conversa com o presidente dos Estados Unidos antes de Davos.
Conflito entre EUA e Europa sobre Groenlândia e Ártico
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, informou que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a segurança na Groenlândia e no Ártico. A conversa ocorreu após Trump ter ameaçado impor tarifas a oito países europeus e membros da Otan que enviaram tropas para a região ártica.
Rutte mencionou em suas redes sociais que continuará a trabalhar na questão de segurança e expressou a expectativa de se encontrar com Trump durante o Fórum Econômico Mundial (WEF), que acontece em Davos no final desta semana.
Fórum Econômico Mundial e tensões políticas
O presidente americano será uma das figuras centrais no WEF, que começa amanhã em Davos, na Suíça. O evento promete ser marcado por um aumento nas tensões entre os EUA e a Europa, especialmente em relação aos planos da Casa Branca de adquirir a Groenlândia.
Durante o fórum, Trump se encontrará com líderes de oito países europeus e membros da Otan, incluindo Dinamarca, Alemanha, Noruega, Reino Unido, França, Suécia, Holanda e Finlândia. Esses países foram ameaçados com tarifas de até 25% por participarem de manobras militares na Groenlândia, uma medida que permanecerá em vigor até que um acordo sobre a compra da ilha seja alcançado.
Reunião da União Europeia
Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia se reunirão de forma extraordinária ainda hoje para discutir a situação. O bloco está se preparando para definir os próximos passos em resposta às ameaças tarifárias de Trump.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.