Seis secretários de Nunes deixarão cargos para concorrer nas eleições

Orlando Morando, Enrico Misasi e mais quatro secretários deixarão cargos até abril para concorrer à Câmara; Nunes acredita que isso fortalecerá a defesa de São …

1 min de leitura

Possível Saída de Secretários em São Paulo para Eleições de 2026

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pode perder até seis secretários em decorrência da disputa eleitoral de 2026. Entre os nomes já mencionados estão Orlando Morando, secretário de Segurança Urbana; Sidney Cruz, secretário da Habitação; e Enrico Misasi, secretário da Casa Civil, todos com a intenção de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Além desses, outros secretários que podem deixar seus cargos incluem Rodrigo Ashiuchi, ex-prefeito de Suzano e atual secretário do Verde e Meio Ambiente; Milton Vieira, secretário de Inovação e Tecnologia; e Rui Alves, secretário de Turismo.

Reações do Prefeito e Implicações Legais

Durante uma agenda pública na quinta-feira (8), Nunes minimizou as possíveis saídas, afirmando que essas mudanças podem ser vantajosas. Ele acredita que, ao assumirem novos cargos no Legislativo, seus aliados poderão contribuir para discussões que beneficiem São Paulo.

De acordo com a legislação eleitoral, os ocupantes de cargos no Executivo que desejam se candidatar a outros postos devem deixar suas funções até seis meses antes das eleições. Isso significa que as mudanças devem ocorrer até o início de abril de 2026.

Vice-Prefeito em Evidência

O vice-prefeito, coronel Mello Araújo, também está sendo considerado para uma candidatura ao Senado. Sua presença tem gerado tensões na administração municipal, o que pode afastar Ricardo Nunes da possibilidade de se candidatar ao governo do Estado.

Conclusão

A saída de secretários da gestão de Ricardo Nunes pode impactar significativamente a estrutura do governo municipal e suas estratégias para as próximas eleições. A movimentação política em São Paulo está em plena efervescência, com possíveis novas alianças e candidaturas se formando à medida que se aproxima o pleito de 2026.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile