Senado analisa indicações de Lula para cargos em agências reguladoras

Presidente da Comissão de Infraestrutura propõe revisão do entendimento sobre desincompatibilização para sucessões.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal apreciou, em sessão extraordinária realizada nesta 4ª feira (13.ago.2025), indicações de 16 nomes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para órgãos e entidades reguladoras.

Os seguintes nomes serão aprovados para as referidas posições na próxima reunião:

As sessões plenárias serão organizadas em turnos. Haverá duas reuniões na terça-feira (19.ago) e, conforme o presidente do colegiado, Marcos Rogério (PL-RO), quantas sejam necessárias na quarta-feira (20.ago) para concluir a pauta.

Descompatibilização

Marcos Rogério indicará aos membros da comissão que se estabeleça uma definição mais precisa do momento exato da desincompatibilização para cargos públicos.

Ele argumenta que uma compreensão sobre a questão é necessária para prevenir conflitos de interpretação no processo de recebimento.

É necessário, até a aprovação em plenário, a desincompatibilização e a saída efetiva, não apenas o pedido. Essa é a minha opinião, a minha sugestão, mas eu vou submeter aos pares da comissão.

Para o senador, se o requerimento for apresentado até antes da sessão de sabatina e a saída efetiva ocorrer antes da aprovação, o regimento cumprirá o que estabelece a lei.

A manifestação ocorreu devido a que existem indivíduos entre os citados que exercem funções que, em tese, tornariam inviável a posse, considerando a interpretação.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile