Senado aprovaria nome ligado à narrativa negacionista do PT sobre Dilma?

Tese de doutorado de Jorge Messias revela narrativa negacionista com aceitação no PT, mas rejeição entre senadores de centro-direita.

05/12/2025 2:00

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Desafios na Nomeação de Ministros do STF

A Constituição brasileira confere ao presidente a prerrogativa de indicar ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas a nomeação depende da aprovação do Senado. Atualmente, o governo enfrenta dificuldades para preencher uma vaga no STF, em parte devido à falta de apoio parlamentar.

Defesa da Tese de Jorge Messias

O advogado-geral da União, Jorge Messias, apresentou sua tese de doutorado na Universidade de Brasília em 2024, abordando o tema “O Centro de Governo e a AGU: estratégias de desenvolvimento do Brasil na sociedade de risco global”. Sua obra, com mais de 300 páginas, reflete suas opiniões e visão de mundo, acessíveis mesmo para quem não possui formação em Direito.

Análise da Crise Econômica

É provável que a tese de Messias esteja sendo analisada no Senado, tanto por senadores quanto por seus assessores. Um trecho que discute o “ultraliberalismo” pode gerar discordância entre senadores de centro-direita, pois critica as reformas implementadas após a crise de 2015 e 2016, que, segundo o autor, desregularam o mercado de trabalho e enfraqueceram os sindicatos.

Reações à Narrativa de Messias

Embora haja quem concorde com a narrativa de Messias sobre os eventos pós-impeachment de Dilma Rousseff, essa visão é considerada negacionista por muitos, especialmente entre os membros do PT. No entanto, essa perspectiva pode não ser bem recebida por uma bancada majoritária de senadores de centro-direita.

Perspectivas Futuras para Jorge Messias

Com 45 anos, Jorge Messias, se aprovado, poderá permanecer no STF até 2055. A questão que se coloca é por que senadores de centro-direita apoiariam um candidato que mantém uma visão distorcida sobre a recuperação econômica necessária após o governo de Dilma Rousseff.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.