Preparativos para Votação no Senado dos EUA
No dia 9 de novembro de 2025, o Senado dos Estados Unidos começou a se preparar para votar um projeto que pode encerrar o shutdown, situação em que o governo federal suspende parte de suas atividades devido à falta de aprovação do orçamento anual pelo Congresso.
A votação está prevista para ocorrer ainda nesta noite, com uma medida que foi aprovada pela Câmara dos Representantes. Essa medida será emendada para incluir um financiamento temporário até janeiro de 2026, além de um pacote com três projetos de lei de financiamento integral para agências federais.
Desafios nas Negociações
Os senadores democratas têm mostrado resistência em aprovar qualquer medida de financiamento sem garantias relacionadas à saúde, especialmente em relação à extensão dos subsídios do Affordable Care Act, conhecido como Obamacare.
O acordo em discussão prevê que o Senado realize uma votação separada sobre os subsídios, adiando a decisão principal para liberar o financiamento do governo. O senador democrata Richard Blumenthal expressou que votará contra a medida provisória se não houver garantias claras, mas acredita que pode haver apoio suficiente entre os democratas para a aprovação.
Kevin Hassett, conselheiro econômico da Casa Branca, alertou que um prolongamento do shutdown pode impactar negativamente o crescimento econômico no quarto trimestre, especialmente se o tráfego aéreo não se normalizar até o Dia de Ação de Graças, comemorado em 27 de novembro.
Próximos Passos
Se o projeto for aprovado no Senado, ele retornará à Câmara dos Representantes e, posteriormente, será enviado para a sanção do presidente Donald Trump, do Partido Republicano. A situação continua em desenvolvimento, com a expectativa de que as negociações avancem para evitar um impacto maior na economia e na vida dos cidadãos.
Fonte por: Poder 360
